Tarifas e Reservas: (47) 3369-2448 | (47) 96146288 (TIM)

Bombinhas

HISTORIA

Muitas são as evidências de que os índios carijós pertencentes à nação tupi-guarani foram os primeiros a povoarem este litoral.

Os primeiro colonizadores a chegarem em Santa Catarina foram os espanhóis. No ano de 1527, Sebastião Caboto, a serviço do rei da Espanha, atracou na enseada de Zimbros, batizando-a de São Sebastião. Grande parte da tripulação decidiu ficar no Brasil espalhando-se pelo litoral catarinense

Logo em seguida governo português no intuito de garantir o seu domínio na nova colônia, decidiu enviar uma expedição em 1711, comandada por Manoel Gonçalves de Aguiar, que aportou na Enseada de Garoupas, nome dado à região de Porto Belo, com a finalidade de constatar as riquezas locais e a possibilidade de povoamento. Bombinhas então fazia parte do município de Porto Belo.

Somente em 1992, com o sonho de oferecer melhores condições de vida para a comunidade, Claudir Carlos Pinheiro lutou e conquistou a emancipação de Bombinhas. Claudir também foi o primeiro proprietário da Pousada Bombinhas, a primeira pousada de Bombinhas.

Cultura

Devido a toda a nossa historia Bombinhas possui forte influencia da região dos Açores, Portugal. As origens são facilmente identificadas nas manifestações folclóricas como as brincadeiras do boi de mamão, bernuncia e a Maricota. Outra arte com forte influência açoriana é a renda de bilro, uma linda renda ainda produzida por artesãos de Bombinenses. A gastronomia também sofreu grande influência açoriana, hoje ainda se encontra muitos restaurantes que servem peixes fritos ou assados com pirão de caldo de peixe em Bombinhas.

Pesca Artesanal

O espetáculo acontece entre os meses de maio a julho, período em que as canoas, redes e pescadores tomam as orlas das praias à espera da tainha. Cada praia possui seus pontos de vigia, onde alguns camaradas ficam dia e noite a observar se elas estão chegando, ansiosos para fazer avisar os demais e fazer o cerco. Vale a pena conhecer esta linda parte de nossa cultura!

Localização:
Av. Vereador Manoel José dos Santos,
872 - Bombinhas - Santa Catarina
Copyright Pousada Bombinhas - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por somadatta.